Nanowrimo 2020: Dia 5 – Planeamento

nanowrimo2020

Hoje vou mostrar-vos como é o planeamento das minhas histórias. Em termos de palavras escritas, foi o pior dia até agora.

Planeamento

Tudo começa com uma ideia. Até aqui nada de novo. No entanto, o processo até escrever um livro é único para cada escritor.

A primeira coisa que tento logo detalhar é a estrutura da narrativa, usando os quatro actos. Depois, trabalho para desenvolver para os sete momentos. A partir desse momento, em que tenho o layout reduzido, está na hora de programar os capítulos. Defino de foram resumida, em cerca de quatro ou cinco frases, o que deve suceder nesse capítulo. Portanto, com esse trabalho, completo o layout.

Assim, posso começar a trabalhar nas personagens e nas suas relações com outras personagens. É uma parte bem mais rápida, até porque a maioria do trabalho é feito em segundo plano, à medida que faço as outras tarefas diárias. Por fim, investigo ou crio o cenário. No entanto, neste tipo de livro, esta é a parte mais custosa, devido à investigação minuciosa que é necessária antes de começar sequer a primeira palavra. Pode demorar semanas e nunca está realmente feita, pois à medida que vou escrevendo, apercebo-me de coisas que me escaparam.

Terminados estes passos, estou pronto para começar a escrever. Assim, começa a parte que mais gosto me dá: escrever o primeiro draft. Defendo que a primeira versão deve ser escrita com a maior rapidez que for possível.

Qual é o vosso planeamento?


Hoje escrevi 787 palavras, ficando com um total de 7577. Estou ligeiramente abaixo da média diária e vou ter que ter um esforço extra durante o fim-de-semana para recuperar.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *