10 Escritoras Portuguesas de Ficção Especulativa para conhecer em 2021

Escritoras de Ficção Especulativa

Muito se tem falado nos últimos dias sobre a falta de escritores de ficção especulativa em Portugal. Como editor e autor de ficção especulativa, não posso discordar mais sobre esse suposto deserto. Há muita produção nacional de qualidade à espera de ser descoberta. Como tal, decidi compilar uma lista de 10 autoras portuguesas de ficção especulativa que deveriam ter mais destaque. Esta não pretende ser uma lista exaustiva das autoras portuguesas de ficção especulativa e tenho consciência de que uma lista completa de escritoras não teria 10 nomes, nem 100, mas muitos mais. As autoras estão por ordem alfabética pois não me cabe a mim dissertar sobre a relevância de cada uma. Tive o cuidado de incluir o máximo de diversidade.

AMP Rodriguez

Escritora e Cientista. Mais conhecida por ser integrante do colectivo Invicta Imaginária, os criadores do género literário Winepunk, é também uma forte activista da ficção especulativa em português, estando na génese da conferência anual sobre história alternativa intitulada “International Meeting of ‘What if?…’ ” que junta académicos e artistas, e da “Hypothesis Cultural Week” organizados em parceria com a Universidade do Porto. É também a criadora do jornal cientifico Hypothesis Historia Periodical cujo primeiro volume sairá ainda em 2021. Uma autora prolífica na área da ficção científica. O segundo volume da Winepunk deverá sair no início de 2022.

Bónus: Há vários contos da autora publicados sob vários pseudónimos.

Catarina Pinto

Escritora e Historiadora. O seu conto “Fragmento Celeste” será publicado na antologia Hopepunk “Farol de Esperança” em 2021 pela Editorial Divergência. O conto apresenta um twist interessante ao nível do género. Apesar de ser uma história contida, abre as portas para muito mais e gostaria de ver esse universo explorado num formato mais longo. A autora está também a trabalhar num romance baseado no épico de Gilgamesh, o qual ainda não tem data prevista de lançamento.

Bónus: Participante assídua do desafio Nanowrimo.

Daniela Maciel

Escritora e Editora. O seu conto “A Maldição da Casa da Colina” foi um dos selecionados para a antologia de Fantasia Rural “O Resto é Paisagem“. Escreve regularmente para o jornal “O Vale do Neiva”. É uma das editoras e revisoras de ficção especulativa desde 2018, tendo já dado o seu contributo em várias obras de fantasia e ficção científica. É uma autora que gostaria de ler num formato mais longo.

Bónus: A autora publica críticas literárias com regularidade nas suas redes sociais.

Inês Montenegro

Escritora e Editora. É uma autora que escreve maioritariamente fantasia, tendo já publicado em inúmeras antologias e fanzines, tanto em Portugal como no Brasil. O seu conto “Rogos e Mitos” presente na antologia “O Resto é Paisagem” foi um marco na literatura nacional, tendo já servido como inspiração para outras obras de arte. Participou também na Antologia de Ficção Especulativa Queer da Imaginauta. A autora mantém um blogue de críticas literárias. Uma obra em formato longo é muito aguardada!

Bónus: Faz revisão em regime de freelance.

Irina Sopas

Escritora e Advogada. É uma autora luso-angolana, mais conhecida pelo chic-lit ou pela poesia. No entanto, está neste momento a terminar um romance fantástico “A Fonte da Juventude Eterna” (título provisório) que junta a mitologia nórdica com o Quinto Império. É uma aventura fantástica com várias personagens memoráveis que nos leva de Alcácer-Quivir a Valhala. Ainda não tem data prevista de lançamento.

Bónus: A autora ajuda associações de apoio a animais abandonados.

Júlia Durand

Escritora e Musicóloga. Autora dos livros “Segredos do Sub-Mundo” (dois volumes), deu o seu contributo para a primeira antologia cyberpunk portuguesa com o conto “Modulação Ascendente”, que mistura música e ficção científica. Escreveu também um guião para o musical “Teatro – Um Ensaio Geral”. Gostava imenso que esta autora voltasse ao formato longo.

Bónus: O conto Modulação Ascendente contém personagens LGBT.

Lívia Borges

Escritora e Gestora. É uma autora prolífica, tendo já publicado em dezenas de antologias. A sua obra contempla vários géneros desde a ficção científica, poesia e ficção história. O seu romance pós-apocalíptico “Futuro” está previsto sair em 2021 pela Editorial Divergência.

Bónus: Escreve fanfics sob pseudónimo.

Maria Roque Martins

Escritora e Economista. O seu romance de estreia “Um Mundo às Escuras” foi o vencedor do Prémio António de Macedo 2020 e deverá ser publicado em Outubro de 2021. Estamos perante uma autora de Ficção Científica pós-apocalíptica que nos enche as medidas pelas relações familiares com duas protagonistas fortes e memoráveis.

Bónus: Ganhou um prémio literário com o seu romance de estreia.

Rita Garcia Fernandes

Escritora e Jornalista. O seu romance “Quem Chama Pelo Senhor Aventura?“, foi vencedor do Prémio Divergência em 2016. É uma história de Young Adult Fantástica que aquece o coração de quem a lê. Mesmo tendo sido publicada em 2018, ainda está a ser lido e muito comentado nas redes sociais em 2021. O seu livro “As Cores da Cidade Cinzenta” foi distribuído por creches e jardins de infância por todo o país.

Bónus: Ganhou a Bolsa Jovens Criadores em 2017 e o II Prémio Literário Cidade Poesia.

Sara Athouguia

Escritora e Historiadora. O seu conto “Tellus – Uma História de Liberdade” será publicado em 2021 na antologia “Na Imensidão do Universo” organizada pela Editorial Divergência. O seu conto mistura ficção científica e distopia com uma mestria incomparável. Irá publicar em breve o seu conto de terror “My Dearest Friend” numa revista americana. Também escreve poesia. Apesar da sua curta obra, o talento é inegável e gostaria que publicasse algo mais longo.

Bónus: Editora nas Edições Trebaruna.

Espero que esta lista tenha aguçado a vossa curiosidade para lerem mais autoras nacionais de ficção especulativa. Felizmente, em termos de fantasia há imensa variedade, no entanto, gostaria de ver mais mulheres a aventurarem-se pela ficção científica e pelo terror. Fica o desafio!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *