Nanowrimo 2020: dia 20 – Homenagem

nanowrimo2020

Hoje decidi quebrar um pouco a lógica de artigos para fazer algo diferente: uma homenagem às vítimas de Vukovar, em especial às do massacre de Ovčara.

Homenagem

Há 29 anos atrás, numa pequena cidade dos Balcãs, 261 pessoas foram assassinadas a sangue frio e enterradas numa vala comum. Antes disto, poucas pessoas tinham sequer ouvido falar da Croácia e muito menos de Vukovar. Apesar da queda da cidade a 18 de Novembro ter sido notícia, com cobertura de vários jornalistas estrangeiros, nada se soube do massacre.

Demorou mais de um ano para a vala comum ser descoberta por um antropólogo forense estaduniense: Clyde Snow. Contudo, ainda se esperou quase quatro anos para que os corpos fossem exumados e identificados. Vários responsáveis pela administração da cidade após a sua conquista tentaram, por todas as vias, bloquear o processo de exumação. Felizmente, com o final da guerra, foi finalmente possível investigar a fundo o que acontecera.

Várias pessoas foram julgadas pelo massacre. No entanto, houve vários indivíduos que estiveram ligados que apanharam penas ligeiras ou não foram julgados de todo. A pergunta que podemos fazer: é tarde para fazer justiça? Não, pode ser tarde, mas não é tarde demais!

Neste dia, a minha solidariedade está com as famílias das vítimas a quem desejo as mais sinceras e profundas condolências.


Com a adição de mais 1053 palavras, cheguei ao total de 33353. Estou a seguir o caminho do sucesso com um desvio mínimo.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. É uma história com muitos mistérios e emoções fortes. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *