Nanowrimo 2020: Dia 19 – Fontes de Ideias

nanowrimo2020

Hoje vou falar-vos de quais são as fontes de ideias para os meus livros, em especial para As Lágrimas de Vukovar.

Fontes de Ideias

De onde vem as ideias para escrever um livro? A primeira fonte de inspiração é sempre a realidade que me rodeia. Portanto, nunca subestimem o que está à vossa volta, por mais corriqueiro que vos pareça. São detalhes que podem usar para enriquecer a vossa história. Todos os meus livros partem de experiências pessoais. Assim, no caso das Lágrimas de Vukovar a ideia inicial veio de ter visitado a cidade em 2016.

Outra grande fonte de inspiração são outros trabalhos de ficção, sejam eles livros, filmes ou outros. Não só é importante saberem o que foi escrito sobre um determinado tema como é muito útil para vos inspirar. Portanto, devem levar isso mais longe e misturar com o consumo de obras que estejam completamente fora do género literário que estão a trabalhar. Assim, essas influências podem acrescentar imenso à vossa história. No meu caso, não li só sobre os acontecimentos históricos, mas também sobre a culinária e até aprendi um pouco de croata.

A terceira fonte de ideias, e não menos importante, é a imaginação. Pegam nas vossas experiências pessoais e noutros trabalhos para processarem em segundo plano. Deste modo, as combinações podem dar-vos ideias formidáveis. Passo muito tempo a pensar em possibilidades para escolher algumas para incluir nas minhas histórias.

Qual é a vossa fonte de ideias para escreverem?


Com 3480 palavras, hoje foi o segundo melhor dia do meu Nanowrimo deste ano. Neste momento, tenho 32300 palavras, o que significa que estou ligeiramente adiantado. Comecei a escrever alguns artigos de recursos para escritores que serão publicados nas próximas semanas.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. É uma história com muitos mistérios e emoções fortes. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *