Sessão de Encerramento do EU-GIVE

Em bruxelas depois do pitch

Com o apoio da CEC (Câmara de Comércio e Indústria do Centro) estive no passado dia 27 de Novembro na La Tricoterie em Bruxelas na sessão de encerramento do EU-GIVE. Apresentei a investidores e gestores de fundos europeus especializados em economia colaborativa uma proposta de criação de uma rede europeia de pequenas e médias editoras. O meu pitch foi o sétimo do dia. Todavia, a minha iniciativa não foi a única selecionada de Portugal, sendo acompanhado pela Basepoint, uma empresa na área farmacêutica.

Quem participou?

Houve 15 participantes nesta sessão de encerramento do EU-GIVE, no entanto, só a Editorial Divergência e a Bookswap da Estónia operam no mercado livreiro. De Espanha veio uma incubadora de empresas, La Colaboradora e uma alternativa aos fundos de pensões Pensumo, que ganhou o terceiro lugar. A grande vencedora foi a Bookswap, conseguindo não só o prémio mas também o interesse dos investidores.

Aqui fica a mini-intervista que dei à BXFM 104.3 Bruxelles, que explica um pouco melhor o que pretendo fazer:

O modelo de partilha de lucros da Editorial Divergência insere-se perfeitamente na filosofia de economia colaborativa e sabemos que, quando colaboramos com outras empresas congéneres, todos temos a ganhar em usar os nossos recursos colectivamente. Este projecto leva esta forma de funcionar a uma escala europeia, trabalhando com todas as pequenas e médias editoras que a nós se queiram juntar, num esforço de dinamizar a cultura de cada um dos países e divulgá-la além fronteiras.

Consegui estabelecer imensos contactos, ficando o projecto muito mais perto de ser realidade. Graças ao apoio de todos os que acreditaram nesta visão, conseguimos que a nossa proposta fosse a segunda mais votada pelo público. Caso estejam interessados nesta rede de editores europeia, podem contactar-me. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento.

Por fim, fica o vídeo oficial do evento:

Leia também

Deixar uma resposta