Camp Nanowrimo Abril de 2020: Dia 19

Cover do Camp Nanowrimo

Hoje foi um dia em que continuei a recuperar do meu atraso. O Domingo serviu para reduzir um pouco o ritmo para não entrar em burnout. A jornada deste Camp Nanowrimo Abril de 2020 continua!

Comentários

Hoje tivemos uma discussão muito enervante sobre as críticas não solicitadas à forma de escrever no grupo do Nanowrimo. Um dos escritores partilhou algo sobre a sua escrita durante o desafio e outra pessoa lança um comentário completamente destrutivo e despropositado sobre a qualidade da escrita.

Portanto, vamos começar pelo início: o escritor é aquele que escreve. Não interessa o género, nem o tema, nem o formato, tem o método. Isso cabe a cada um decidir o que é melhor para si. Mesmo a qualidade é subjectiva e depende de quem está a avaliar. Logo, não é de crítica que estamos a falar, mas de um ataque pessoal.

O que fazer no caso de um ataque pessoal?

A melhor solução é ignorar. Pode aparecer responder. No entanto, a melhor escolha é fingir que não aconteceu. Uma resposta irá encorajar a quem atacou que continue o ataque. Assim, uma não-resposta é uma resposta em si.

Todavia, defendo que a crítica é necessária para o crescimento do escritor, tanto a nível pessoal como de comunicação. Mas, esta deve ser feita com ética e sempre numa perspectiva construtiva. Contudo, sobre a crítica em si teria matéria para outro artigo.

Qual é a vossa opinião sobre este tema?

Contagem de Palavras no Camp Nanowrimo Abril de 2020

Hoje escrevi 2197 ficando com um total de 30213 palavras. O meu atraso situa-se agora nas 1460 palavras, ou seja cerca de menos 500 que ontem, o que representa menos de um dia de escrita. A este ritmo é complemente recuperável em 3 dias. Assim, entraremos na recta final!

Continuem a acompanhar a minha jornada deste Camp Nanowrimo Abril de 2020 aqui. Até amanhã!

Leia também

Deixar uma resposta