Chá de Domingo #51: A Checklist do Editor

De certo que alguns dos escritores que seguem este blogue se questionam do que os editores procuram numa história. Por isso, eu decidi escrever este artigo que deriva da minha experiência como editor na Editorial Divergência.
Personagens
As personagens são unidimensionais ou tem profundidade? Parecem ser reais ou tomam atitudes totalmente descabidas? As personagens tem uma função bem definida ou parecem cair do céu? Há evolução ou a história deixa as personagens tal como as encontrou? como são as relações entre as personagens?
Estilo
As regras de estilo são respeitadas ou há inovações? As inovações prejudicam a leitura ou servem um propósito?
Enredo
A trama é previsível ou vai providenciando surpresas ao leitor? Há buracos na história ou desenvolvimentos inexplicados? Há saltos narrativos? A trama concentra-se na história ou dispersa-se em tramas secundárias? A história cativa desde a primeira linha ou arrasta-se sem desenvolvimentos relevantes? Como é o ritmo da história?
Originalidade
A trama e personagens nascem de lugares comuns ou são fora de série? O tema da obra já foi muito explorado? As vertentes abordadas são originais? Há mistura de géneros pouco usada?
Legibilidade
Há erros ortográficos e sintáxicos? As frases são compreensíveis e se a leitura é fácil? Frases demasiado longas ou demasiado curtas, que prejudicam o ritmo de leitura? É usado um vocabulário demasiado rebuscado? A adjectivação é excessiva e desnecessária?
Na minha opinião, estes são os pontos fundamentais. Que outros adicionariam à lista?

Leia também

Deixar uma resposta