Camp Nanowrimo Abril de 2020: Dia 17

Cover do Camp Nanowrimo

Hoje tive um dia muito menos produtivo do que o de ontem neste desafio do Camp Nanowrimo Abril de 2020. Mais uma vez, as responsabilidades e o cansaço prejudicaram a prestação. No entanto, continuo confiante que consigo levar este Nanowrimo a bom porto!

Relação com as Personagens

À medida que vamos lendo um livro, vamos desenvolvendo uma relação com as personagens. Umas amamos e outras odiamos, as restantes esquecemos ainda antes de terminar o livro. Contudo, quando autor escreve, pode estar demasiado embrenhado na trama para dar atenção a esse detalhe.

Hoje estive a conversar com um autor sobre isso, pois ele estava encravado na história. Dei-lhe o clássico exemplo: posso destruir uma galáxia e ninguém se importa, mas se matar um gatinho ninguém fica indiferente. E porquê? Tudo está nas relações que estabelecemos com as personagens. Uma galáxia é uma coisa quase abstracta e difícil de sentir empatia com facilidade. Todavia, um gatinho é algo com que nos relacionamos mais facilmente.

O que nos leva aos objectivos das personagens. O que tem mais impacto? Salvar o mundo ou descobrir-se a si mesmo? Tudo depende do autor e como escreve. Contudo, é mais fácil sentir empatia por uma personagem com que nos podemos identificar. Por fim, é mais importante o desenvolvimento da personagem do que tudo o resto: o que é que ela aprende com os desafios que lhe lançamos e como é que ela muda com os eventos da sua vida. Se puderem salvar o planeta e fazer a vossa personagem crescer: excelente! Se só conseguirem um neste Camp Nanowrimo de Abril 2020: apostem no vosso protagonista.

Contagem de Palavras do Camp Nanowrimo Abril de 2020

Hoje escrevi 1340 palavras, ficando com um total de 25846. Voltou a aumentar ligeiramente o atraso ficando agora nas 2493. Portanto, um dia em meio de atraso. Seria preciso um dia bom com o de ontem para anular o atraso num único dia. Todavia, como não acredito que seja possível, terei de ir recuperando um pouco todos os dias.

Continuem a acompanhar a minha jornada aqui. Até amanhã!

Leia também

Deixar uma resposta