Livros: The Amber Spyglass (His Dark Materials #3)

Com este livro, Philip Pullman fecha com chave de ouro a sua melhor trilogia.

Autor: Philip Pullman
Sinopse: Will is the bearer of the knife. Now, accompanied by angels, his task is to deliver that powerful, dangerous weapon to Lord Asriel – by the command of is dying father. But how can he go looking for Lord Asriel when Lyra is gone? Only with her help can he fathom the myriad plots and and intrigues that beset him. The two great powers of the many worlds are lining up for war, and Will must find Lyra, for together they are on their way to battle, an inevitable journey that will even take them to the world of the dead…

É difícil escrever uma crítica que faça jus ao livro. É verdade que o autor complicou a narrativa, introduzindo mais mundos, criaturas e personagens, mas também é esse worldbuilding uma das jóias da coroa desta trilogia. Também é verdade que este volume é muito mais pesado que os anteriores, o que não é de todo uma coisa negativa.
Em primeiro lugar, nota-se que a Lyra vai perdendo relevância e até uma certa profundidade, que é compensada com um maior foco na Mary e no Will. O autor cria universos complexos e detalhados, com regras bastante originais, como por exemplo o mundo dos mortos. Os temas bíblicos acompanham toda a trama, mas são desconstruídos e vergados às intenções do autor. A história avança a um bom ritmo, não havendo abrandamento na pressão até ao final. A trama está recheada de imprevistos e reviravoltas que apanham o leitor de surpresa. Definitivamente destaca-se do que foi feito neste género.
Recomendo esta trilogia completa a que procura um bom livro que combine fantasia, ficção cientifica. É uma obra de arte!

Classificação: 5 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta