Livros: Renascer das Chamas

Este é o segundo livro da editora Letras com Asas, a qual aprecio bastante pelo esforço que faz para publicar autores portugueses.

Autora: Susana Almeida

Sinopse: É na Festa da Colheita que os caminhos de Cecília e Laerte se cruzam pela primeira vez. Ao contrário de todas as outras raparigas, Cecília não exibe um vestido bonito, ou prende os cabelos num penteado elegante.
Escondida no escuro de um beco, ela observa a festa como uma criança deslumbrada. Mas Cecília não está só, um homem mais velho acompanha-a.
Curioso com o motivo que fez Cecília pedir-lhe ajuda no final da festa, Laerte procura informações sobre o homem que a acompanhava. Informações que acabarão por lhe revelar um segredo que mudará a sua vida.
Perseguidos, Laerte e Cecília lutam para sobreviver, enfrentando os perigos que surgem no seu caminho. Conseguirão eles chegar sãos e salvos ao seu destino?
Antes de mais gostava de dar os parabéns por esta iniciativa editorial, é necessário que continuemos a apostar nos autores nacionais.
Devo confessar que este tipo de romance não costuma ser das minhas leituras habituais. Em primeiro lugar estranhei o título, que remete mais para um livro de fantasia do que romance, se bem que acabamos por perceber a intenção da autora (mais não revelo para não estragar a surpresa). O nome da personagem é estranho tendo em conta que todos os outros nomes são perfeitamente normais. As personagens estão muito bem conseguidas, mesmo apesar de estarem muito perto dos arquétipos usados neste tipo de história: rapaz corajoso e bondoso e rapariga maltratada e frágil. A história avança a um ritmo muito bom, num crescendo de emoções e surpresas, a combinação entre a história de amor e a acção foi bem executada, conseguindo agradar a vários tipos de leitores. Compreende-se a quebra de ritmo das últimas páginas, que poderia ter sido um pouco mais bem conseguida. Nota positiva para a lutas que foram bem descritas. Para terminar, muitos dos defeitos que apontei não são relevantes para a maioria dos autores, o que faz com que nos esqueçamos destes detalhes.
O trabalho de edição foi bem feito, se bem que deixaram escapar um par de gralhas. A capa está vistosa e com um ar profissional, fico só um pouco triste esta enrolar um pouco quando o livro está fora da estante.  A paginação interior está simples mas apelativa, penso só que o tamanho da letra poderia ser um pouco maior.
Recomendo vivamente a quem gostar deste tipo de romances, não se irão arrepender.
Classificação: 4 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta