Livros: O centenário que fugiu pela janela e desapareceu

Confesso que peguei neste livro só pelo título.

Autor: Jonas Jonasson

Sinopse: No dia em que Allan Karlsson celebra 100 anos, toda a cidade o aguarda para uma grande festa em sua honra.
Mas Allan tem outros planos… Morrer de velho? Sim, mas não ali!
Munido de um par de chinelos gastos, joelhos empenados e uma ousadia tremenda, Allan lança-se numa extraordinária aventura, arrastado numa torrente de equívocos e golpes de sorte.
E ao mesmo tempo que acompanhamos a sua última viagem (ou será que não?), conhecemos o seu passado, perdido entre guerras, explosões e mulheres fatais – qual delas a mais perigosa!
 
Este é um daqueles livros que chama a atenção pelo título. Quem é que não tem curiosidade de descobrir porque é que um centenário, de nome Allan, quereria fugir pela janela e desaparecer? Assim que começamos a ler, descobrimos que nem tudo é o que parece e que a quantidade de coincidências é mesmo muito grande. Escrito de uma forma leve e com um enorme sentido de humor, as páginas lêem-se com facilidade e deleite. Para quem gosta de ficção histórica, tem também neste livro toda a história de Allan até ao seu centésimo aniversário, polvilhada de acontecimentos caricatos em que entram muitas personalidades históricas famosas.

Recomendo vivamente a todos os que tenham um bom sentido de humor e adorem uma história cheia de peripécias impossíveis.

Classificação: 4 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta