Concertos Memoráveis – Parte 2/2

Aqui fica a segunda parte da publicação dos concertos memoráveis. Podem encontrar a primeira parte em: http://pedro-cipriano.blogspot.pt/2013/12/concertos-memoraveis-parte-12.html

Xutos e Pontapés

Vários Concertos

Quem é que nunca assistiu a um concerto dos Xutos e Pontapés? Os Xutos são uma daquelas bandas que se podem ver vezes sem conta sem nunca nos fartarmos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9AvUeoH81ZI]

O concerto mais memorável foi o da Semana Académica, que assisti no meio de pessoas conhecidas, no auge da minha experiência universitária. Fomos premiados com todos os êxitos conhecidos, nomeadamente A Minha Casinha, Contentores, O Homem do Leme, Circo de Feras, Fim do Mês e Maria. Apesar de eles já não serem propriamente jovens, ainda mostram uma grande energia no palco.

 

Epica

Agosto de 2009

O meu contacto com a banda começou pouco mais de um ano antes de os ver ao vivo. O facto de os ter apanhado em concerto foi uma feliz coincidência, derivada ao facto de o Vagos Open Air ter sido feito esse ano perto de onde vivia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=OWHsJKjYQhU]

 

Escolhi este vídeo, que apesar da fraca qualidade sonora (não é de todo possível capturar o som com as máquinas digitais comuns), reflecte bem o ambiente do concerto. Para quem quiser, podem encontrar a versão oficial aqui. Não fiquei tão à frente como gostaria, mas pelo menos livrei-me da confusão que se gera na parte central dianteira, sem ficar com a visão prejudicada. O concerto teria tido outro impacto se fosse à noite, o facto de ter sido em plena luz do dia estragou um pouco o efeito. Apesar de tudo, foi um dos meus concertos favoritos.

 

Dead Can Dance

Junho de 2013

Este grupo não é muito conhecido, apesar da vocalista já ter participado na banda sonora de filmes como o Gladiador.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Furfjeove0M]

Pouco contacto tive com esta banda antes de ir ao concerto. A actuação aconteceu num pequeno espaço, que apesar de ser ao ar livre, estava fechado. O tempo estava excelente e era fim da tarde. As letras dos Dead Can Dance raramente são traduzíveis para uma linguagem conhecida, mas a mensagem que transmitem é universal. A combinação de sons é épica e fica-nos no ouvido durante muito tempo. A presença em palco dos artistas foi fenomenal. Passaram a ser uma das minhas referências.

Blasted Mechanism

Abril de 2008

Os concertos dos Blasted Mechanim são sempre uma experiência fora do comum.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7wLj3tgf6ds]

Tentar descrever um concerto dos Blasted Mechanism para quem nunca este num é uma tarefa ingrata. Não é só o som, é toda a encenação, adereços e luz. Devo confessar que em casa não me puxa muito para os ouvir por achar que um vídeo não consegue transmitir o mesmo que um concerto.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *