Chá de Domingo #74: 12 Erros que Escritores Iniciantes Cometem – Parte 2

Na primeira parte deste artigo, que podem ler aqui, expus 6 dos 12 erros mais comuns que os escritores iniciantes comentem. Hoje irei apresentar os restantes.

 

Falta de variação na extensão das frases

Este erro não é de todo trivial. O texto necessita de um ritmo e isso é-lhe dado pela variação do comprimento das frases. Não se pode fazer uma descrição de uma divisão com o mesmo tipo de frases com que se descreve uma perseguição. Para além disso, ajuda a quebrar a monotonia.
Demasiados Advérbios
Um conselho tão batido como ignorado. Os advérbios empatam na leitura. A quantidade máxima é um por página, tudo o resto é excessivo. Em especial, quando usados para caracterizar os diálogos, dão uma muita má impressão do escritor.
 

Evitar Palavras Incomuns

Muitos escritores iniciantes caem no erro de usarem todas as palavras obscuras que conhecem, obrigando o comum dos leitores a usar um dicionário para compreender até as frases mais simples. Longe de impressionar os leitores, irão fazer com o que os editores atirem o vosso manuscrito para o lixo por o considerarem intragável. O objectivo não é impressionar o leitor com o vosso vocabulário, mas sim contar a história do melhor modo que conseguirem.
Usar todos os sentidos
A maioria dos iniciantes descrevem tudo o que a personagem principal vê. Isso não chega para fazer o leitor sentir-se na história. É necessário usar os outros sentidos para que a história salte das páginas e invada a imaginação dos leitores.
 
Mostre, não Conte!
Este é o conselho mais dado aos escritores, mesmo àqueles que já andam nestas lides há mais tempo. É um dos aspectos mais complicados de conseguir pôr em prática e pode levar anos a aperfeiçoar. Contudo, fará uma grande diferença no resultado final.
Mau exemplo: O João está furioso.
Bom exemplo: O João atirou o prato à parede.
– Vai-te lixar! – ouviu-o dizer, antes de ele bater com a porta.
Clichés
Nada faz um editor odiar mais um escritor do que os clichés. Em especial, os clichés que já foram demasiado usados e que nem sequer foram bem aproveitados. São de evitar tanto quanto possível.

 

Espero que estas dicas vos tenham ajudado a melhorar as vossas escritas. Estejam à vontade para comentar e sugerir alterações a esta lista.

Artigo traduzido e adaptado daqui.

Leia também

Deixar uma resposta