Hoje foi um dia estranho. Acho que começo a sentir o pior da quarentena, com uma queda de produtividade e motivação. Para além disso, esta sentimento é normal a meio do Nanowrimo, em que já gastei a motivação inicial a ainda estou demasiado longe do final para sentir a adrenalina os últimos dias. No entanto, sei que se ultrapassar esta fase que o meu Camp Nanowrimo Abril de 2020 irá ser bem sucedido.
Estrutura do Desafio
Como vos falei acima, durante este desafio passo por picos de motivação e de preguiça. É um ciclo interessante. Apesar de já ter passado por isto mais do que uma vez, tenho sempre dificuldades semelhantes. A primeira é o atraso quase crónico. Pelo que sei de outros escritores, é um mal comum. Depois temos os problemas da história, que por vezes precisam de dias para serem resolvidos de forma satisfatória, mas que aqui somos obrigados a decisões rápidas porque o tempo chega para escrever e mal.
A primeira semana costuma ser tranquila, com todos os prazos a serem cumpridos e a motivação em alta pois estamos a escrever uma nova história. Enfim, garanto que começar algo novo dá imenso prazer a um escritor. Contudo, o desastre espreita e ao primeiro imprevisto, descarrila.
As semanas do meio são denominadas o vale da morte. Atrasos e problemas acumulam-se enquanto tentamos manter a coisa controlada para conseguirmos chegar à ultima semana com hipóteses de sucesso.
Por fim, chegamos à última semana, a altura em que damos tudo para recuperar o atraso. Aqui já não estamos preocupados com a gestão de esforço e tudo o que pudermos adiar, adiamos para o mês seguinte. Muitas vezes escrevemos centenas e centenas de palavras non-stop. A nossa tarefa está facilitada, pois se tudo correu bem, estaremos perto do final da história, a parte mais emocionante e mais fácil de escrever.
Hoje escrevi 1690 palavras, ficando com um total de 15006. Fiquei muito satisfeito por passar a marca das 15000, já que estes marcos são muito importantes para manter uma boa moral. Fico assim com um atraso de 6665 palavras o que equivale a cerca de 4 dias. Tenho muito trabalho pela frente para levar isto a bom porto.
Continuem a acompanhar a minha jornada deste Camp Nanowrimo Abril de 2020 aqui. Até amanhã!