Nesta temporada há bastante diferenças de enredo entre o livro e os episódios, trazendo bastantes surpresas para quem leu até ao fim a primeira parte do terceiro volume. Este reordenamento temporal foi feito de uma forma muito interessante, e provavelmente é uma melhoria em relação ao livro. Em relação à discrepância nas personagens: o casamento vermelho mostrou-nos que muitas dessas alterações serão irrelevantes a longo termo. E em relação ao resto, será relevante? É impossível saber sem ler os livros.
7 – Quando Jamie Lannister salva Brienne do buraco do urso. Esta foi uma verdadeira quebra de cliché. Apesar de existirem algumas diferenças neste cena entre o livro e a série, acho que foi muito bem conseguida.
6 – A cena final da temporada, onde os escravos recém-libertados proclamam Daenerys como “Mhysa”. Apesar de encerrar a série, esta não foi daqueles acontecimentos que será relembrado quando falarem da série daqui a 10 ou 20 anos.
5 – A castração do Theon Greyjoy. Por mais que não gostássemos da personagem, acabamos por ter uma certa pena pelo que lhe acontece.
4 – O casamento do Tyrion Lannister. Apesar de não acontecer nada de extraordinário, toda a cerimônia e banquete foram recheados de tensão, fazendo-nos esperar pelo pior.
3 – A mão de Jamie é cortada. Ninguém esperava por isto, pois não?
2 – Quando Daenerys assume o controlo dos Imaculados e ordena que matem os seus antigos mestres. Quando pensávamos que ela iria dar um dragão para ter o seu exército, ela troca as voltas aos vendedores de escravos. O momento é épico, e certamente que será lembrado por muito tempo.
1 – Casamento Vermelho. Não é preciso relembrar o impacto deste episódio. Muitas pessoas irão esquecer-se de grande parte da série, mas não irão esquecer o Casamento Vermelho. Há imensos videos na internet só sobre o assunto, um fenômeno que não se deu com nenhuma outra cena da série até ao momento.