Nanowrimo 2020: Dia 7 – Fontes

nanowrimo2020

Hoje escrevi um pouco menos que o previsto porque andei à volta das minhas fontes.

Fontes

Como devem imaginar, escrever um história baseada em factos reais coloca um problema de investigação. É necessário apurar os factos no nosso melhor conhecimento. No meu caso, vou ao detalhe de saber o estado do tempo até à fase da lua num determinado dia e local para que as cenas, mesmo que ficcionais, tenham um traço de veracidade.

No entanto, outras coisas podem ser mais complicadas de descobrir. Por exemplo, fotografias dos locais no ano que precisamos. Detalhes do espaço, que mesmo que o tenhamos visitado, poderemos não o ter feito no mesmo momento em que se passa a história.

Tento isso em conta, é foi um salto no vazio escrever uma história numa cidade que visitei apenas uma vez. Há muitos detalhes sobre a cultura e costumes que não faço ideia. A língua é uma grande barreira.

Felizmente, um post que coloquei no Reddit há cerca de 4 anos atrás deu frutos: encontrei uma pessoa que está ligada aos eventos que estou a retratar no livro. Gastei uma boa parte da tarde em perguntas e respostas invés de escrever. Todavia, sinto que avancei muito mais com a história do que se tivesse estado a escrever sem parar.

Quais são as vossas fontes e como investigam para as vossas histórias?


Conseguir passar a barreira das 10000 palavras, completando os primeiros 20% do desafio. O total diário foi de 1776, chegando a um total de 11255 palavras. Apesar de ter um ligeiro atraso, creio que o mesmo está controlado. Em termos de trama, passei o ponto sem retorno, faltando ainda um bom bocado para o momento de desespero.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *