Livros: Steal This Book

Senhores e senhoras, apresento-vos um livro tão marcante nas correntes de contra-cultura, que serviu de inspiração para, pelo menos, um cd musical.

Autor: Abbie Hoffman

Sinopse: A driving force behind the social revolution of the 1960s and 1970s, Hoffman inspired a generation to challenge the status quo. Meant as a practical guide for the aspiring hippie, Steal This Book captures Hoffman’s puckish tone and became a cult classic with over 200,000 copies sold. Outrageously illustrated by R. Crumb, it nevertheless conveys a serious message to all would-be revolutionaries: You don’t have to take it anymore. “All Power to the Imagination was his credo. Abbie was the best.” — Studs Terkel

Este é um daqueles livros que faz parte do movimento de contra-cultura. Partindo do pressuposto que os Estado Unidos da América é uma prisão, o autor ensina-nos diversas formas de evasão. Como é óbvio, o livro foi recusado por todas as editoras tradicionais, alegando que iria terminar com a liberdade de expressão, quando na verdade só a ajuda a promover.

O livro está dividido em duas parte: sobrevivência e luta. Na primeira parte, são apresentados vários métodos para conseguir comida, alojamento, roupa, transporte e até dinheiro gratuitamente. A segunda parte foca-se na parte da luta (contra o sistema), contendo vários capítulos que ensinam a guerrilha urbana, demonstrações, propaganda e até como obter protecção jurídica. Apesar de ser um manual muito completo e detalhado, peca por ser já bastante antigo (algumas desta técnicas já não podem ser usadas hoje em dia) e por se enquadrar mais na realidade dos Estados Unidos da América. De qualquer modo, creio ser possível adaptar muitas destas artimanhas aos tempos de hoje (por exemplo a manipulação dos cartões de metro).

Recomendo a todos os que precisem de deitar um olhar diferente sobre a vida que levam e que precisam de um empurrão para poderem pensar mais fora da caixa.

Classificação: 5 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta