Chá de Domingo #59: Fantasy and Co

Gostaria de vos falar de um projecto nacional muito interessante.

Trata-se do Fantasy and Co. É um grupo de escritores emergentes que se dedicam à criação e divulgação da ficção especulativa, como afirmam no site:

Fantasy & Co nasceu da vontade de criar um espaço totalmente dedicado à literatura fantástica. Num universo virtual saturado de espaços individuais, este blogue vem concretizar a esperança de trabalharmos em função de um objectivo comum: Divulgar a Literatura Fantástica Portuguesa.

De momento, o grupo conta com seis membros residentes mas já foi maior, chegando aos 11 elementos. Cada um dos autores escreve contos com regularidade e ajuda os restantes membros nas revisões. Eu sou um dos autores residentes desde 2012. Para além dos residentes, convidamos também alguns escritores para colaborações pontuais. Por este grupo já passaram 17 escritores.
Desde que iniciou a sua actividade em 2012, o grupo já produziu 11 antologias e mais de uma centena de contos. A maioria dos contos situa-se no espectro da fantasia, havendo também bastantes de ficção científica, em especial do género Steam Punk. Os géneros dependem bastante de cada escritor. Para além disso, existem semanas temáticas em que são publicados vários contos que se inserem num determinado tema durante uma semana. Essas semanas são lançadas como antologias. Todos os meses há uma votação para o conto do mês, em que o tema é escolhido pelos leitores.
A iniciativa partiu de Pedro Pereira, a dois de Junho de 2012, que contactou o Vitor Frazão, a Sara Farinha, a Madalena Nogueira dos Santos, o Fábio Ventura e a Carina Portugal. Consta que fui o primeiro autor que não fazia parte do grupo inicial a candidatar-se.
Para ajudar a conhecer melhor este projecto, fizemos algumas perguntas a Pedro Pereira.
Pedro Cipriano: Porque é que decidiram dar os contos gratuitamente?
Pedro Pereira: Esta plataforma nunca teve como objectivo fazer dinheiro, mas sim dar a conhecer autores e o seu trabalho. A ideia é despertar a atenção dos leitores para os nosso autores. Se gostarem dos contos de um determinado autor, e se um dia virem um livro seu numa livraria, talvez se sintam mais inclinados para o levarem para casa.
PC: Como é que o vosso projecto se distingue de outros, como a Imaginauta ou a Editorial Divergência?
PP: Este projecto distingue-se de outros porque não tem uma componente editorial, ou seja, apesar de dos textos serem alvo de revisões antes da publicação, a palavra final é sempre do autor.
PC: O que espera para o futuro do Fantasy & Co?
PP: Quanto ao futuro, continuar a dar a conhecer o que se faz em Portugal a nível de fantasia e ficção científica, ao mesmo tempo que ajudamos a revelar novos autores, Estamos sempre á procura de sangue fresco.
Se és um leitor que procura novos autores, gostas de ler ebooks e não tens um grande orçamento, visita o site Fantasy and Co e delicia-te com a centena de contos disponíveis gratuitamente. És um escritor português e gostarias de participar neste projecto? Então envia um email para fantasy.and.co.blog@gmail.com.

Leia também

Deixar uma resposta