Chá de Domingo #49: Check List da Revisão

A revisão é uma tarefa ingrata e complicada. Acabo por ter que usar uma lista para saber o que já fiz e o que me falta fazer. Uma das minhas favoritas é a que vou reproduzir de seguida. Foi elaborada por Erik Christensen e foi-me dada a conhecer pela Sara Farinha.

1 – Estrutura das frases
As frases são longas ou curtas? Como é que o comprimento varia ao longo da história? Contem muitos elementos de ligação ou são quase fragmentos? Há divagações ou interrupções? A ordem das palavras está próxima do esperado ou são usadas técnicas inconvencionais de construção frásica?
2 – Ritmo
A escrita é fortemente descritiva, com ênfase nos cenários e atmosfera ou foca-se na trama e na acção? 
3 – Dicção
A escrita é suscita e eficiente ou elaborada e cheia de enfeites? Quando é que um e o outro modos são usados e porque?
4 – Vocabulário
As palavras são simples ou rebuscadas? São elas técnicas, floreadas, coloquiais, trocadilhos, herméticas, obscuras, etc?

5 – Figuras de Estilo
Há metáforas, comparações ou simbologia? Há outros uses de linguagem figurada: personificação, metonímia, etc?
6 – Uso do Diálogo
Qual a frequência em que o diálogo conta a história? Os diálogos são transcritos na totalidade ou há apenas fragmentos? O diálogo transmite a sensação de ritmo, das pausas e daquilo que não foi dito? A conversação é formal ou faz uso do calão? Aparenta ser natural ou parece artificial? Quanto é que substitui a narração?
7 – Ponto de Vista
Primeira pessoa, segunda pessoa, terceira pessoa, omnisciente, omnisciente de modo limitado,  múltiplo, inanimado, livre discurso indirecto?
8 – Desenvolvimento das Personagens
Como são introduzidas as personagens e como é feita a sua evolução durante a história? Qual a sua função e motivação? Que tipos de personagens há? Personagens completas e multidimensionais? Personagens típicas? Estereótipos? Caricaturas?
9 – Tom
Qual a atitude do narrador? Qual o estado de espírito mais relevante? O narrador parece sarcástico? Agressivo? Pessimista? Melancólico? Apaixonado? Filosoficamente desapegado? Esperançoso? Ironico? Sempre chateado? Etc… Onde é que esses tons são perceptíveis na narrativa?
10 – Som e Cor das Palavras
A linguagem chama a atenção? Depende da qualidade do som, através da aliteração, assonância, consonância, dissonância, ritmo, escolha invulgar de palavras, etc?
11 – Estrutura dos Parágrafos e Capítulos
Os parágrafos são muito curtos ou enormes blocos de texto que se estendem por muitas páginas? Os capítulos são custos ou longos? Quantos são e como estão organizados? Isso tem importância para o livro?
12 – Sequência temporal e Cronologia
Como é que a cronologia dos acontecimentos foi organizada? Para que efeito? Qual é o ritmo estrutural da obra?
13 – Alusões
Quão frequente existe referência para outros textos, mitos, símbolos, figuras famosas, acontecimentos históricos, citações, etc?
14 – Experimentos com a Linguagem
Há presença de técnicas pouco usuais como fluxo de consciências, mistura de estilos e géneros, quebra das regras de gramática e da forma, perspectivas estranhas e/ou instáveis, onomatopeia, aporia, etc?
15 – Técnicas Metaficcionais
O narrador chama a atenção para o próprio processo de narração? A posição do narrador, pensamentos e função como narrador são mencionados no texto? Quem funções serve à narrativa?

E vocês que listas de correcção usam?

Leia também

Deixar uma resposta