Nanowrimo 2020: Dia 16 – Temas Centrais

nanowrimo2020

Hoje vou falar um pouco dos temas centrais das Lágrimas de Vukovar.

Temas Centrais

Intolerância

Um dos temas centrais do meu livro é a intolerância. O racismo e outras divisões começam com polarização da sociedade aliada à falta de empatia e incompreensão. Logo, com essa incompreensão surge a intolerância. Foi algo que não aconteceu só em Vukovar, mas que continua a acontecer na nossa sociedade, em vários níveis e com várias intensidades. Assim, torna-se cada vez mais importante lutar contra essa intolerância. Portanto, é vital o empenho de cada um para combater a intolerância!

Guerra

A intolerância leva ao ódio, que gera violência. Há vários graus de violência, sendo que a guerra é o pior de todos. Em Vukovar, a humanidade desceu ao seu mais profundo baixo com uma guerra sem limites que destruiu milhares de vidas. Contudo, nenhum acto de guerra é justificável. Nenhuma nação tem direito de atacar outra. Contudo, o mesmo é válido para toda a violência: nenhum acto de violência é correcto. Logo, sempre que há violência, é sinal que falhamos como humanidade e sociedade. Portanto, devemos sempre procurar a paz e um compromisso entre todas as partes.

Amor

Por último, o amor. Há vários tipos de amor neste livro. Considero que é antídoto mais eficaz para os problemas que enfrentamos: o amor pode servir para unir duas facções desavindas ou até mesmo só para encontrarmos uma razão para viver nesta loucura que é a nossa sociedade. Assim, nunca quem a amamos e a forma que amamos, desde que consensual entre as partes, pode servir para descriminar.

Quais são os temas das vossas histórias?


Hoje fiquei-me pelas 1581 palavras atingindo um total de 25621. Assim , mantenho o atraso controlado em cerca de 1000 palavras.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. É uma história com muitos mistérios e emoções fortes. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *