Nanowrimo 2020: Dia 15 – Confinamento

nanowrimo2020

Como é que o confinamento afecta o desafio de escrever um livro durante um mês?

Confinamento

À primeira vista, poderá parecer que o facto de estarmos confinados em casa ajudará a escrever mais e melhor. Eu também pensava isso. No entanto, a minha experiência no CampNano de Abril e neste a realidade é um pouco diferente.

Há maior propensão à saturação: passamos mais tempo em frente ao computador o que não implica maior produtividade. Para muitos o teletrabalho é ainda mais exigente que o emprego normal. Para além disso, estar fechado entre quatro paredes mete os nervos em franja a maioria das pessoas. Deste modo, descobri que não sou diferente e que uma pequena frustração se torna num big deal.

Por outro lado, temos menos estímulos. Falamos com menos pessoas, temos menor estimulação sensorial; ambas são importante para dar vida à nossa história. Portanto, sem os ter, somos obrigados a recorrer às memórias ou à imaginação para preencher as lacunas. Logo, na minha opinião, essa troca é mais custosa e obriga a um esforço extra para atingir os mesmos resultados.

Finalmente, desenvolvemos hábitos mais sedentários. Portanto, vamos ter mais dores derivadas da postura e outros desconfortos causados por uma alimentação descuidada. Assim, é importante ter em atenção estes detalhes para evitar problemas de saúde.

Como é que vocês lidam com o confinamento?


Hoje bati o meu record de palavras escritas: 4420. Neste momento, tenho 24040 palavras. Precisava de dar um bom avanço à minha história para recuperar o atraso que se vinha a acumular nos últimos dias. Assim conseguir diminuir o atraso para 1000 palavras, o que é fácil de recuperar.

Lembro que podem comprar o meu mais recente romance, que foi escrito durante o Nanowrimo 2012 no site das Edições Velha Lenda. É uma história com muitos mistérios e emoções fortes. Sigam o resto do meu desafio Nanowrimo 2020!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *