Livros: The Hand of Fatima

Infelizmente, este livro passou muitos meses na prateleira antes que eu tivesse tempo para lê-lo. Arrependi-me… de ter esperado tanto!

Autor: Ildefonso Falcones

Sinopse: A história de um jovem dividido entre duas religiões e dois amores, em busca da sua liberdade e da do seu povo, na Andaluzia do séc. XVI.
1568. Depois de derrotados por Isabel, a Católica, a comunidade muçulmana andaluza sobrevive com muitas dificuldades, sob a constante repressão dos Cristãos, mas depressa o descontentamento dá lugar a uma sanguinária revolta.
Entre os revoltosos encontra-se Hernando, um jovem desprezado pelo seu próprio povo e maltratado por Brahim, o seu padrasto. Dotado de uma extraordinária habilidade para lidar com animais, Hernando salva a vida ao filho de uma jovem belíssima, Fátima. Dividido entre a fé que lhe foi incutida e as atrocidades que vê serem cometidas em nome de Alá, o seu coração impele-o a ajudar um nobre cristão, obtendo a sua eterna gratidão.
Porém, a sua coragem e honestidade também lhe granjeiam alguns inimigos, sobretudo o seu cruel padrasto que, aproveitando-se da morte do rei, consegue condenar Hernando à escravatura e desposar a bela Fátima, o grande amor do enteado. Brahim, na qualidade de lugar-tenente do novo monarca, parece inatacável, e Hernando parece condenado à desgraça…

Estamos perante um épico! Confesso que a minha opinião em relação a este livro poderá ser um pouco subjectiva: eu adoro este tipo de livros.

É um livro grande que vai demorar muitas horas a ler, mas cada palavra vale bem a pena. Como no livro anterior, A Catedral do Mar, a história segue a vida de um homem, através das suas aventuras amorosas, guerra, prosperidade, privações, etc. As páginas levam-nos a uma Espanha Medieval como os passos que nos levam ao parque mais próximo. A intensidade do relato prende o leitor até à última página com os desafios crescentes que a personagem tem de enfrentar. A linguagem é adequada e o tom é o esperado de um romance histórico.

Recomenda-se vivamente a todos os que gostam de ficção histórica e aos que ainda não sabem que gostam!

Classificação: 5 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta