Livros: How to Kill a Mockingbird

Já há algum tempo que andava para ler este livro. Um clássico destes é incontornável!

Autor: Harper Lee
Sinopse: You never really understand a person until you consider things from his point of view .. until you climb into his skin and walk around in it.”
Tomboy Scout Finch comes of age in a small Alabama town during a crisis in 1935. She admires her father Atticus, how he deals with issues of racism, injustice, intolerance and bigotry, his courage and his love.
 
 
Devo confessar que achei o início é um bocadinho penoso e que algumas personagens são um bocadinho superficiais. Então porque é que decidi dar uma classificação tão alta? Para começar, não é fácil escrever um livro do ponto de vista de uma criança. Depois, o tema era bastante controverso na altura em que foi escrito e, para terminar, apesar de todos o problemas literários, é uma história que se lê bem assim que o bichinho pega.

A abordagem aos temas do racismo e hipocrisia é feita de um modo que o livro pode ser lido até pelos mais novos, se bem que o modo tão prolixo, que às vezes dá a sensação que o narrador está a divagar, em que foi escrito poderá afastar os leitores mais jovens. O resultado final acaba por ser mais um documentário do Sul dos Estados Unidos da América durante os anos 30 do que uma história para jovens.

Recomendo a todos os que se interessarem pelo tema e que tenham coragem para enfrentar um início mais monótono. 

 
Classificação: 4 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta