Ebooks: Exílios

Deixo-vos com uma obra que fui convidado a opinar e que acabei por considerar extremamente interessante e relevante para os jovens de hoje.

Autora: Olinda P. Gil

Sinopse: Exílios é um conjunto de pequenos textos escritos no período a seguir ao término dos meus estudos no Ensino Superior. Retratam os sentimentos vividos por mim na altura.
A publicação destes textos tão pessoais tornou-se imperativo uma vez que há cada vez mais jovens a viver situações semelhantes. Infelizmente estes textos continuam actuais.


É o segundo livro do género que me chegou às mãos esta semana. Foi uma excelente oportunidade para perceber que há modos em que este tipo de narrativa gera mais ou menos empatia com o leitor. Exílios é um bom exemplo de como criar empatia com o leitor.
A autora mostra muito daquilo que pensou e sentiu assim que acabou o ensino superior: a angustia de deixar Lisboa e voltar ao Alentejo. Olinda conduz-nos através da sua concisa prosa poética com mestria que nos chegar ao fim e desejar por mais. Um jovem leitor não terá dificuldade em rever-se nestas linhas. Eu não tive. É um livrinho que se lê bem e rápido.
Recomendo a adolescentes e jovens que se sintam deslocados da sua terra e de si mesmos.

Classificação: 3 estrelas

Leia também

Deixar uma resposta